sexta-feira, 1 de abril de 2011

Casa de Chá aquece corações no Jardim da Sereia

"Bola de carne, empadas e broa com enchidos. Bolo de canela, broa doce e biscoitos variados. Uma chávena de chá ou uma caneca de chocolate a aquecer as mãos e a alma. Um copo de um bom vinho e uma boa companhia. Como se não fosse suficiente, juntam-se-lhes um Jardim da Sereia como cenário e um atendimento muito especial. É com estes argumentos que, desde o dia 7 de Fevereiro de 2011, está aberta ao público a Casa de Chá para encantar Coimbra.
E encantos não faltam neste novo espaço que, numa parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPCDM), recupera os velhos edifícios dos sanitários e da Casa do Guarda do Jardim da Sereia e os transformam num espaço aconchegante para os sentidos e também para o coração, ou não se tratasse de uma “Casa” onde se valoriza a inclusão e se desvalorizam «os padrões de normalidade que cada um de nós aceita levianamente».


Orgulhosos. Era assim que estavam os quatro jovens da APPACDM que, desde ontem, são “a cara” desta Casa de Chá. Vestidos a rigor e com ar totalmente profissional, o Bruno, o Paulo, o Daniel e o Tiago, acompanhados de monitoras da instituição, nomeadamente da do Curso de Formação Profissional em Mesa e Bar que dois deles frequentam, estarão lá para comprovar as palavras de Helena Albuquerque: que são «pessoas magníficas, com um coração do tamanho do mundo», e capazes de fazer daquele cantinho um importante atractivo turístico no Jardim da Sereia."




APPACDM promete conquistar Coimbra com este espaço especial “de inclusão de pessoas diferentes”, que é um regalo para os olhos e para o estômago

Escrito por Ana Margalho, in Diário de Coimbra